O sertão.bit é um livro-jogo que objetiva apoiar o desenvolvimento do pensamento computacional no Ensino Fundamental. Para tanto, explora o contexto cultural a partir de uma narrativa infantil sobre Lampião no sertão de Pernambuco, como forma de engajar os estudantes durante a aprendizagem e possibilitá-los identificar aplicações dos conceitos computacionais explorados em situações do dia a dia.
A história de Lampião Júnior e Maria Bonitinha, de Januária Cristina Alves, foi base para o enredo do sertão.bit e, a partir dessa narrativa, o leitor se envolve em diversos desafios ajudando Lampião e sua turma em busca de uma solução para o sertão pernambucano sobreviver à profecia de virar mar.
Em sua atual versão, há 11 (onze) desafios que exploram diferentes pilares do pensamento computacional. Para cada um deles, foram propostos nomes que trazem humor, refletem o contexto cultural e podem despertar a curiosidade do leitor.
A história é contada a partir de vários recursos, além do texto, havendo desafios que foram planejados para serem executados sem o uso de computador, e outros que requerem o uso do ambiente de programação visual Scratch, como também de um kit que transforma objetos cotidianos em interfaces touchpads, tais como FRANZMakey e o MakeyMakey.
Outro ponto que vale enfatizar é o formato dos desafios, que estão pautados na cognição incorporada, buscando tornar a experiência mais engajadora e promover a aprendizagem dos conceitos computacionais, especialmente para aqueles com pouca ou nenhum experiência na área. Diferentes níveis de incorporação são explorados, havendo desafios que dispõem de manipulativos para o leitor interagir com as mãos e resolver e testar suas soluções, como também aqueles em que terá que mover o corpo inteiro durante a interação.
Sugere-se que os desafios sejam resolvidos na sequência em que estão organizados, pois o enredo de um complementa as ideias apresentadas no anterior.
Ah! Se precisar, peça ajuda ao pai da Ciência da Computação, Alan Turing. Ele está representado neste livro por meio de uma lagartixa e cada desafio traz uma seção intitulada “Conselho de Turing” para ajudá-lo a resolver o problema.
À medida em que for lendo, você poderá identificar elementos do folclore, dança e música nacionais. E, no final, você poderá deixar sua marca nesta aventura pelo sertão!
Produções científicas a partir do sertão.bit
2021
-
RAMOS, R.; CAMBRAIA, A.; FRANÇA, R. S. . Audiobook e Mediação Didática para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Infantil. In: VII Seminário Internacional de Cultura Digital (SENID), 2021, Passo Fundo. Anais do VII Seminário Internacional de Cultura Digital.
-
FRANÇA, R. S.; TEDESCO, P. C. A. R. . Corporeidade, ludicidade e contação de história na promoção do pensamento computacional na escola. In: I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp), 2021, Jataí. Anais do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2021.
2020
-
FRANÇA, Rozelma Soares de. Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. 2020. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Ciência da Computação, Recife, 2020.
2019
-
Menção Honrosa no V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação pelo artigo "Sertão.Bit: Um livro-jogo de difusão do pensamento computacional"
-
FRANÇA, R. S.; TEDESCO, P. C. A. R. . Sertão.Bit: Um livro-jogo de difusão do pensamento computacional. In: V Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação, 2019, Brasília. Anais dos Workshops do VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2019.