top of page
Buscar
Foto do escritorRozelma França

Pensamento Computacional na escola: e agora, professor(a)?

A integração da Computação na educação básica para a promoção do pensamento computacional dos estudantes é uma tendência mundial. No Brasil. temos tido alguns avanços, embora que a curtos passos. Um deles se referente ao documento "Normas sobre Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC" que esteve recentemente em consulta pública pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).


Em paralelo, um dos desafios que urge é a formação docente, tanto inicial, quanto continuada. No contexto brasileiro, cursos de licenciatura em computação, existentes desde 1997, poderiam ser a chave para minimizar esse desafio, já que corpos docente e discente têm lidado com educação em computação e pensamento computacional. Entretanto, licenciandos em computação permanecem isolados e frequentemente ignorados por políticas públicas, enquanto investimentos são feitos em formação continuada para professores da educação básica.


No artigo "Computational Thinking Goes to School: Implications for Teacher Education in Brazil" de autoria da Profa. Taciana Pontual e eu, essas questões tão caras são discutidas.

Te convido à leitura: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/rbie/article/view/2121


Aproveito o ensejo para divulgar a Rede da Licenciatura em Computação (ReLic), que tem um grande potencial para estabelecer um diálogo interdisciplinar que poderia ajudar a atender às demandas da educação contemporânea. Você também pode participar da ReLic! Formulário de inscrição: https://bit.ly/LCemRede

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page